Metodologia

Metodologia

O educando participa e interage na construção do conhecimento e de sua formação/educação como um sujeito pensante/atuante frente ao mundo que o cerca. Educar é promover, amplamente, o desenvolvimento humano, que abrange aspectos socioafetivos, cognitivos e motores. Além destas considerações, para nossa instituição é fundamental o(a) educando(a) contextualizado, sua história, seu meio social e cultural, para que possamos compreendê-lo por inteiro.

Concepção Pedagógica Interacionista – Vygotsky, Wallon, Paulo Freire.

Metodologia

“A criança é ativa em seu próprio processo de desenvolvimento: nem está sujeita apenas a maturação, nem submetida passivamente a imposições do ambiente” (Oliveira, 1993).

Cotidiano

Metodologia

Permeado por atividades e momentos que possibilitam a interação e a aprendizagem significativa, contextualizada e prazerosa, por meio de vivências em projetos de trabalho.

Projetos de Trabalho

Metodologia

“Uma estratégia educacional que favorece a tomada de decisões e as ações do grupo. Os educandos participam ativamente de todo o processo e comprometem-se com um “produto final.”” (Nilbo Nogueira, 2001).

Temas Transversais

Metodologia

Conforme os PCN, os temas transversais – Ética, Meio ambiente, Saúde, Pluralidade Cultural e Orientação Sexual – Serão transversalizados na Matriz Curricular nos planos de ensino dos educadores.