Ensino F. 1° ao 5° Ano

Com dia-a-dia interativo e motivador em prol da construção e exercício da autonomia na aquisição e ampliação dos conhecimentos.

Nível de Ensino - Fundamental 1º ao 5º Ano

Objetivos Gerais:

  • Compreender e exercitar a cidadania;
  • Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
  • Conhecer o Brasil em suas dimensões;
  • Perceber e valorizar a pluralidade;
  • Integrar e respeitar o ambiente, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;
  • Conhecer e valorizar capacidades próprias;
  • Cuidar do seu corpo agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva;
  • Utilizar as diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal;
  • Utilizar fontes de informação e recursos tecnológicos;
  • Questionar, formular e resolver problemas.

Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN

Disciplinas:

Nível de Ensino - Fundamental 1º ao 5º Ano

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Ciências;
  • História;
  • Geografia;
  • Arte Visual.

Educador(a)/instrutor(a) específico(a):

  • LEM – Língua Estrangeira Moderna – Inglês;
  • Educação Física;
  • Arte Musical;
  • Literatura Infantil (Hora do Conto).

Outras atividades, diferenciais pedagógicos e recursos:

Nível de Ensino - Fundamental 1º ao 5º Ano

  • Intensa valorização da leitura e da pesquisa – Projeto Momento da Pesquisa, desde 2008;
  • Momentos Cívicos;
  • Formação;
  • Recuperação Paralela;
  • PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – 5ºs Anos;
  • Eventos esportivos, culturais, científicos, cooperativos e solidários;
  • Projeto de Experimentação Científica, Clube da Astronomia, em parceria com o Baú de Ciências (extracurricular) – 4º ao 7º Ano;
  • Dança e futsal (extracurricular) – a partir do GI 4;
  •  Flauta doce  (extracurricular) – a partir do 2º Ano;
  • Coral e teclado (extracurricular) – a partir do 3º Ano;
  •  Violão (extracurricular) – a partir do 4º Ano;
  • Iniciação à Robótica (extracurricular)  - a partir do 2º Ano;
  • Dança, Natação, Jiu Jitsu e Taekwondo (convênio);
  • Recursos Multimídia;
  • Laboratórios: Arte, Ciências, Culinária, Informática, Literatura e Multimídia;
  • Informática Educativa e Literatura Infantil (Hora do Conto) são diferenciais pedagógicos, sendo utilizados como apoios para os demais componentes curriculares.

Tarefas/Deveres Escolares:

Nível de Ensino - Fundamental 1º ao 5º Ano

A realização das tarefas escolares é um momento muito importante de aprendizagem. Tem por finalidade desenvolver a autonomia do/a educando/a, fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula, possibilitando aos educadores avaliar o nível de compreensão do/a educando/a e criar o hábito do estudo diário.
As tarefas fazem parte do estudo diário, mas não bastam por si só, devendo ser complementadas com leitura, produção textual, reescrita ou destaque das ideias principais, esquema, resumo e pesquisa nos livros de registros do Sistema, atividades no computador (links indicados pelos educadores, texto ou resumo digitado), revisão de atividades executadas em sala de aula, entre outras. (Ana Gissele F. da S. Bleyer, 2007).

Projeto Vivências Literárias: “Momento da pesquisa”

Nível de Ensino - Fundamental 1º ao 5º Ano

Buscando continuar intensificando a prática de pesquisas, dentro do projeto Vivências Literárias realizamos com os(as) educandos(as) dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental o “Momento da Pesquisa”, que em 2014 abordará a Pluralidade Cultural e/ou Meio Ambiente, temas transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ministério da Educação e Cultura (PCN/MEC).

Avaliação 1º ao 5º ano:

Nível de Ensino - Fundamental 1º ao 5º Ano

Para a nossa Instituição, “a avaliação que importa é aquela que é feita no processo, quando o educador pode acompanhar a construção do conhecimento pelo educando”. (VASCONCELLOS, 1993, pg.57)
Nossa avaliação é norteada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB – e Resolução nº. 158/08/CEE/SC, publicada em 18/02/2009: “A avaliação deverá ser contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos”.
A recuperação de conteúdos acontece ao longo do processo de aprendizagem.

Acreditamos na avaliação diagnóstica e formativa. Para tanto, pensamos e planejamos a prática educativa articulada com a avaliação. “Este enfoque tem um princípio fundamental: deve-se avaliar o que se ensina, encadeando a avaliação no mesmo processo de ensino e aprendizagem”. Somente neste contexto é possível falar em avaliação inicial (avaliar para conhecer melhor o educando e ensinar melhor) e avaliação final (avaliar ao finalizar um determinado processo didático).
“Se a avaliação contribuir para o desenvolvimento das capacidades dos educandos, pode-se dizer que ela se converte em uma ferramenta pedagógica, em um elemento que melhora a aprendizagem do educando e a qualidade do ensino.” (Vera Lúcia Camara F. Zacharias,)

Disponível em http://serprofessoruniversitario.pro.br/modulos/avaliacao-da-aprendizagem/avaliacao-formativa - Acesso em 13/09/2013, às 14h45min.

Para que o processo de avaliação seja contínuo, adotamos a elaboração de registros sobre o trabalho cotidiano e anotações individuais por meio da observação criteriosa de cada um dos(as) educandos(as) e dos movimentos dos grupos/turmas.
Compreendemos que pareceres descritivos são instrumentais pedagógicos de registros frente ao processo de aprendizagem, a vida de grupo e as mediações planejadas dos(as) educadores(as).

Esses instrumentais valem-se igualmente dos parâmetros qualitativos e de aspectos quantitativos do processo de avaliação da aprendizagem.
Trimestralmente, são enviados aos pais ou responsáveis os pareceres descritivos, bem como as médias/conceitos dos(as) educandos(as) do Ensino Fundamental, até o 5º Ano.

Consideramos, o desenvolvimento das potencialidades dos(as) educandos(as), bem como as notas alcançadas conforme Resolução nº. 158/2008/CEE-SC, com as devidas considerações do Conselho de Classe, por grupo/turma.
Ter-se-ão como aprovados, quanto à assiduidade, os alunos de frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das horas de efetivo trabalho escolar.